1 FOTÓGRAFO, 12 REVELAÇÕES - Ricardo Japur

 

    "Um grande desafio!". Essa frase pode sintetizar o hábito de fotografar beija-flores em voo . Desde que comecei a fotografar aves , busco escolher momentos de ação como o voo, a caça, a cópula e a alimentação dos filhotes.


 
    Para conseguir registrar esses instantes fugazes o fotógrafo de natureza deve estar atento e preparado, pois invariavelmente, o ato será muito curto. O fato dos beija-flores serem criaturas extremamente ativas e consequentemente de alto gasto energético, os obriga a se alimentar durante todo o dia. Eles criam um circuito de visitas às flores disponíveis, retornando a elas a cada 20 ou 30 minutos. Isso permite que o néctar seja novamente produzido pela planta e nos dá a opção da tocaia com uma lente de distância focal longa - imprescindível para os melhores resultados. 

    



    Esperar o retorno de um beija-flor com a flor em foco e os parâmetros pré ajustados faz parte do método. A paciência e a sorte farão o resto. Costumo usar uma velocidade de obturação alta para congelamento da ave no ar e um ISO também elevado para garantir a exposição adequada. A prática trará as melhores imagens e a persistência lhe dará a conquista do objetivo. 

    
    


    De uma forma geral, é instintivo disparar ao primeiro sinal de sua presença, mas aguardar com calma que a ave entre no mesmo plano focal da flor garante imagens com o foco perfeito. Boa sorte!
















                                                               






=================================================

Para ver mais sobre o fotógrafo, acesse Instagram 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

1 FOTÓGRAFO, 12 REVELAÇÕES - Nelson G Alcântara

UM CLIQUE E DOZE REVELAÇÕES - Nelson G de Alcântara