UM CLIQUE E DOZE REVELAÇÕES - Antonio Mozeto

 

1.    Por favor se apresente.

    Antonio Mozeto. Professor titular aposentado da UFSCar. Fotografo ‘quase desde que me conheço como gente’. Mas, ‘levando mais sério’, nos últimos 9-10 anos.

2.    Você pode descrever essa imagem em apenas uma frase?

    O projeto iniciado há alguns anos ganhou força no ano passado (início da pandemia da Covid-19), está associado a características importantes do território, quais sejam, a topografia, a topologia e a tipologia; nele fotografo caixas d’água, chaminés, ‘bins’ de elevação/carregamento de laranja, moinhos de vento, torres de monitoramento de incêndio (usualmente em canaviais e áreas de reflorestamentos), outras estruturas de usinas de açúcar e álcool, edifícios industriais em geral, silos de armazenamento de grãos, tanques reservatórios de combustíveis etc; cenas de paisagens urbanas e rurais (novas topografias) quase que rigorosamente desprovidas de pessoas (como postos de gasolina, pequenas igrejas etc).

3.    Esse é o seu estilo ou você gosta de outros assuntos para fotografar?

    Este é um dos projetos que desenvolvo em paralelo aos retratos que faço de trabalhadores e paisagens rurais.

4.    Por que você selecionou essa foto para nos mostrar?

    Porque é representativa do penso sobre a fotografia.

5.    Quando e onde essa foto foi feita?

    Do período de 2019 ao presente.

6.    Que equipamento você usou para essa foto?

    Uso duas ‘mirrorless’ (Fujifilm X100T  e Panasonic LX100II) e uma DSLR (D500 Nikon).

7.    Qual foi sua principal motivação para fazer essa foto?

    Tenho particular interesse por ‘paisagens vernaculares’ dedicando-me em especial ao interior do estado de São Paulo. As capturas ‘tipológicas’ são inspiradas no clássico trabalho do casal Becher, Bern Becher (1931-2007) e Hila Becher (1934-2015) que fotografava estruturas obsoletas (carcaças pós-industriais) exibidas pela primeira vez em série, como ‘tipologias’, geralmente mostradas em grades. A parte das topografias inspira-se na grande mostra da George Eastman House nos EUA (1975) chamada ‘New Topographics: Photographs of a Man-Altered Landscape’, que continha a característica de imagens despidas de qualquer detalhe artístico e reduzidas a um estado essencialmente topográfico, transmitindo quantidades substanciais de informações visuais, mas evitando completamente os aspectos de beleza, emoção e opinião.

8.    Você editou essa foto? Fale algo sobre isso.

    Trabalho no Lightroom e um pouco no Photoshop quando preciso remover, por exemplo, fios de eletricidade, de algumas fotos.

9.    Você aprendeu algo no processo de fazer, editar e compartilhar essa foto?

    No ato de fazer as fotos sim, enquanto editar e compartilhar considero apenas como uma coisa técnica.

10. O que você gostaria que as pessoas vissem nessa foto além do que ela nos mostra?

    Isto eu acho que está a cargo de quem vê as fotos. Entendo que as imagens fotográficas não são só a superfície. Há muitas camadas sub superficiais que se desenlaçam no momento que as pessoas vêm as fotografias.

11. Você gostaria de receber algum feedback sobre esse seu trabalho?

    Feedback é sempre muito importante.

12. Onde as pessoas podem ver mais do seu trabalho fotográfico?

    No meu site: antoniomozetophotography, meu Instagram e no meu Facebook.


 

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