1 FOTÓGRAFO, 12 REVELAÇÕES - Nelson G Alcântara

 

Fotografia tem sido meu hobby desde 1979 quando estudava no exterior e comprei minha primeira câmera, uma Nikon F3 ... é que lá todos meus colegas faziam fotografia. A partir daí nunca mais viajei sem uma máquina fotográfica. Como tive oportunidade de viajar pelo mundo em congressos técnico-científicos minha coleção de fotos ficou bem diversificada. A esta coleção juntei as fotos de minha “Grande Família”, pois montei a árvore genealógica e acabei sendo o guardião das fotos antigas, muitas das quais fiz restaurações.

O período de fotos com câmeras analógicas foi até 2001, quando “desaprendi a fotografar” pois comecei a usar as câmeras digitais que tinham qualidade inferior. Foi um período de fotos familiares principalmente dos filhos, e sempre no automático, e eu nunca conseguia os resultados anteriores. Em 2017, quando comprei a Nikon D750 “full frame”, tudo mudou e voltei a fazer fotografia com ótimos resultados.

A partir de 2017 fiz um excelente curso de fotografia com o Rivaldo Ferreira, aqui em São Carlos, que mudou minha percepção sobre fotografia digital, e em 2021 o curso on-line “Além do Fine Art com o baiano Melo Bastos” quando aprendi a arte da fotografia para quadros. Também neste período de pandemia fiz vários outros cursos on-line que estão elevando meu nível técnico dos inúmeros recursos da câmera fotográfica digital, e de pós processamento com “Camera Raw e Photoshop”.

Minha coleção tem hoje mais de 45.000 fotos todas devidamente catalogadas e identificadas no “Adobe Bridge”. As fotos anteriores, em slides ou negativos, digitalizei todas e fazem parte desta coleção digital. Infelizmente a qualidade das fotos digitalizadas se mostraram bem inferiores as originais. De qualquer forma acho qualquer foto de minha coleção através do nome da pessoa, cidade, país, tema etc.

Destaco aqui que a grande maioria das fotos que fiz foram tiradas sem planejamento de horário, já que isto era muito difícil na maioria das viagens que tinham prioridade profissional e não artística.

 

 Tufos calcários resultados de fenômenos vulcânicos e da erosão ao longo de milhões de anos em Capadócia no Parque Nacional de Goreme, Turquia. Foto tirada do balão com o iPhone XS em outubro de 2019. São dezenas de balões fazendo um espetáculo ao nascer do sol em paisagem deslumbrante.



Diariamente coloco uma foto no Instagram de minhas viagens, e estou voltando no tempo. Iniciei com fotos que tirei na Turquia em 2019 e hoje estou colocando fotos de 1995, que são digitalizadas, as quais regredirão até 1979 quando fiz as minhas primeiras fotos quando morava na Inglaterra.

Assim que puder voltarei a fazer viagens pelo Brasil e mundo, pois das minhas experiências prévias, e vendo fotos maravilhosas principalmente no Instagram e Facebook, em grupos de viagem e fotografia, já sei onde quero viajar e o que visitar, e desta vez priorizando os horários mais adequados para as fotografias.
Hoje fotografia para mim é arte, e com isso procuro mostrar minha percepção da beleza da natureza, das cidades e suas histórias e das pessoas, já que estes são meus temas preferidos.

 

Vista do Mirador Piedras Rojas no Deserto do Atacama, Chile. Foto feita com a Nikon D750 em maio de 2019. A variedade de paisagens, fauna e cores no Deserto do Atacama é fabulosa.

 

 Geleira de Perito Moreno no Parque Nacional Los Glaciares, Argentina. Foto tirada em março de 2017 com a Nikon D3100. Se gosta de natureza esta região é uma das mais lindas do mundo.

 

 Pôr do sol e silhueta do Parlamento Inglês, o Palácio de Westminster, em Londres, Inglaterra. Esta foto foi feita com a Nikon F3 em 1979, em slides e posteriormente digitalizada, onde teve perda de qualidade. 


 


Cakri Group no Grand Palace em Bangkok, Tailândia. Esta foto foi feita com a Nikon F3 em slides e posteriormente digitalizada, onde teve perda de qualidade. A data é de abril de 1981. Este é um país exótico com muita história e beleza natural.

 

Banda de Jazz na Bourbon Street no French Quarter em New Orleans, Estados Unidos. Esta foto foi feita com a Nikon F3 em slides e posteriormente digitalizada, onde teve perda de qualidade. Nesta data ocorria o Cajun Festival, e rolava muito jazz, comida regional e bebida. Sou fã de jazz.

 

Tulipas na exposição em Keukenhof, Holanda. Foto tirada em abril de 2015 com a Nikon D3100. Tirei dezenas de fotos dado a variedade e beleza das tulipas em exposição. Um dos lugares mais lindos que visitei.  

 

Transformando foto em pintura. Esta foto foi tirada com a Nikon D3100 em maio de 2015, na Vila Adriana em Tivoli perto de Roma, Itália. Neste caso valorizei e destaquei as cores das flores e árvores em harmonia com o céu. A foto de cima é a original e a de baixo processada com Camera Raw e Photoshop.

 

 

Foto de rua tirada em Berlin em setembro de 2013 com a Nikon D3100. Na praça Potsdamer foram colocadas partes pichadas do muro de Berlin. Como só tirei uma foto e achei interessante ter um ex-soldado vendendo souvenir da antiga Alemanha Oriental sob o muro, apaguei a imagem do fotografo intruso e mudei o percurso do transeunte, que estava saindo da foto, e o redirecionei como se estivesse indo comprar algum souvenir. Para este processamento foi usado o Camera Raw e Photoshop.

 

 Foto em Preto e Branco feita sem flash no Teatro Municipal de São Carlos, com o Grupo de Ballet Terpsícore, em novembro de 1984. Todo processamento e revelação foi feito em casa. A câmera utilizada foi a Nikon F3 com ISO 1.600 e compensação na revelação. Com esta imagem fiz uma foto tamanho real com papel fotográfico de 1x2 m. Ficou maravilhoso.

 

 Restauração de foto que digitalizei. Esse é meu tataravô Joaquim Franco em foto tirada em junho de 1890 em Piratininga - SP. Essa foi minha primeira restauração quando estava aprendendo as técnicas de pós-processamento com Camera Raw e Photoshop.

 

 

Simulação de Quadro com foto panorâmica tirada com iPhone 6S em agosto de 2018. Local: Emerald Lake no Banff National Park, Canada. Esta estrada que vai de Banff até Jasper, denominada Icefield Parkway, tem lagos e montanhas deslumbrantes, e é considerada uma das estradas mais lindas do mundo pelas paisagens. A foto com luz natural do interior da sala com a simulação de quadro foi feita com a Nikon D750.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1 FOTÓGRAFO, 12 REVELAÇÕES - Ricardo Japur

1 FOTÓGRAFO, 12 REVELAÇÕES - Chico Vecchia

UM CLIQUE E DOZE REVELAÇÕES - Cibele Rozenfeld